terça-feira, 13 de setembro de 2011

FILOSOFIA ORIENTAL - I

    
                                                 Henrich Zimmer
                Foi um Grande estudioso da Historia da India(Indólogo) e suas filosofias. Recentemente li seu livro "Filosofias da India",uma verdadeira obra,que aborda varios temas desde o inicio dos primeiros habitantes do vale do Indo,até a formação das religiões e suas filosofias. A obra foi compilada por Joseph Campbell a partir dos extensos apontamentos deixados pelo eminente indólogo Heinrich Zimmer, por ocasião de sua morte em 1943. A obra está dividida em três partes - 'O Bem Supremo', um estudo sobre o pensamento ocidental e oriental e sua mútua aproximação, bem como acerca dos fundamentos da filosofia indiana; 'As Filosofias do Tempo', representadas pelas filosofias do êxito, do prazer e do dever; finalmente, a maior parte está dedicada às ' Filosofias da Eternidade' -  Jainismo, Sankhya e Yoga, Bramanismo, Budismo e Tantra.   Para quem quer se aprofundar na antiga India,berço da humanidade,o livro é uma porta que se abre para revelar uma nova visão e principalmente a influencia que o ocidente recebeu.Fica a dica para leitura.
                                            

  *Outras Obras do Autor: "A Conquista Psicologica do Mal"
Uma reunião de histórias populares da literatura do Oriente e do Ocidente, cujo fio condutor é a preocupação comum com o eterno conflito entre o homem e as forças do mal. Em seus comentários das narrativas, Heinrich Zimmer desvenda o significado inerente a cada símbolo - que poderia parecer, a uma primeira vista, desvinculado dos demais - e propõe a unidade filosófica deste grupo de mitos.Principiando com uma história das Mil e Uma Noites, o tema vai se desdobrando pelas lendas do paganismo irlandês, do Cristianismo medieval, do ciclo do rei Artur e do Hinduísmo ancestral, culminando num mito clássico hindu de amor sobre-humano, pela primeira vez apresentado ao leitor ocidental.
  E para finalizar : "Mitos e Simbolos na Arte e Civilização da India": Livro que interpreta para o pensamento ocidental os temas centrais da lenda, do mito e do folclore da Índia, recolhidos originalmente do sânscrito e ilustrados por setenta imagens da arte hindu. Antes de mais nada, ele é uma introdução ao pensamento simbólico e à interpretação das imagens da arte hindu, procurando fazer com que as profundas intuições hinduístas e budistas dos enigmas da vida e da morte sejam reconhecidos não apenas como temas orientais, e sim universais.
    Para encerrar,recomendo um dos melhores blog sobre a India:
                               http://indologia.blogspot.com/
                                                         
                   BONS ESTUDOS,BOAS REFLEXÕES!!!!